IPTU Guarulhos 2024: Consultar Valor, Datas e 2ª Via de Pagamento

Pagar o IPTU Guarulhos 2024 é uma obrigação da maioria dos proprietários de imóveis da cidade. Mas você sabe quais as opções que o cidadão guarulhense tem quando se trata do IPTU? Neste artigo você vai aprender como fazer a consulta e emitir a 2° via do imposto, entre outras coisas!

IPTU Guarulhos 2024
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Guarulhos

Imposto Predial e Territorial Urbano

O Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU, é um imposto cobrado anualmente para diversos donos de imóveis como casas e apartamentos.

Este é um imposto municipal que leva em conta o valor venal (valor de compra e venda) atribuído pela prefeitura ao bem tributado. A arrecadação é fundamental para qualquer cidade, já que dela vem uma boa parte do dinheiro gasto em seu funcionamento.

Em que é usado o dinheiro do IPTU?

mulher fazendo construção
Imagem: rawpixel.com via Freepik

Com o imposto, as prefeituras conseguem manter seus serviços básicos e até criar novos projetos. De modo geral, podemos dizer que o dinheiro do IPTU é usado para:

  • Obras como construção de prédios essenciais (escolas, postos de saúde, hospitais, etc.);
  • Construção e manutenção de vias públicas (pavimentação, meio-fio, calçadas, etc.);
  • Saúde (investimento em postos e hospitais);
  • Pagamento dos funcionários e terceirizados;
  • Saneamento (manutenção e ampliação de sistemas de esgoto, etc.).

Ele também é gasto com iluminação pública e praticamente todas as atividades e serviços das prefeituras.

O que acontece se eu não pagar?

O imposto é obrigatório e não pagá-lo pode acabar custando bem caro. A prefeitura tem o direito de aplicar uma série de punições aos inadimplentes e a severidade delas vai depender do caso.

Elas podem ir desde simples multas, aumentando o valor que o proprietário deve pagar de imposto, até a tomada do imóvel (em casos realmente graves), que pode ser usado pela própria prefeitura ou leiloado.


IPTU Guarulhos 2024

IPTU fazendo contas
Imagem: katemangostar via Freepik

Diferente de grande parte das cidades brasileiras, o município decidiu em 2017 congelar o IPTU de todos os tributados com os pagamentos em dia e que não aumentaram a área das suas residências.

Isso quer dizer que essas pessoas continuam pagando o mesmo valor que há 7 anos, sem reajuste à inflação oficial do país. Na prática, segundo a prefeitura, isso já trouxe uma economia de praticamente um IPTU inteiro.

Parcelamento do IPTU 2024

É Possível Pagar IPTU com Cartão de Crédito ou PIX em 2024?


Calendário do IPTU Guarulhos 2024

Em Guarulhos, os carnês do IPTU de 2024 começam a ser distribuídos logo no início de janeiro, com a primeira parcela vencendo entre os dias 23 e 27 do mesmo mês. Pessoas que realizarem o pagamento em cota única (o IPTU todo de uma só vez) até o dia 27 de janeiro recebem um desconto de 10% no valor total, garantido pela própria prefeitura.

Caso prefira, o contribuinte poderá pagar o imposto em até 12 parcelas, sem multas ou juros. Nesse caso as datas variam conforme o CEP dos domicílios fiscais, conforme consta no “Manual Básico do IPTU e ITIBI”, que pode ser acessado na página Entenda o seu IPTU.


Consulta e emissão de 2° via do IPTU Guarulhos 2024

Consultar o valor do seu IPTU e fazer a emissão da segunda via de pagamento é algo bem simples e pode ser feito através da internet seguindo estes passos:

  1. Acesse site oficial da prefeitura de Guarulhos;
site oficial da prefeitura de Guarulhos
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Guarulhos

 

  • Passe o mouse em cima da aba “Serviços” e escolha “2° Via de Tributos Online, ISS e Taxas”;
  • Agora clique na opção “2ª Via de Tributos” e informe o número da inscrição do seu imóvel na área especificada.
  • Uma vez que a consulta tenha sido feita, você vai conseguir ver o histórico dos seus pagamentos e emitir a 2° via dos ainda em aberto.

    Onde pagar o IPTU?

    O documento do IPTU de Guarulhos (talão ou 2° via) pode ser pago em qualquer uma das unidades financeiras autorizadas pelo município até o seu vencimento, sendo elas:

    • Banco do Brasil;
    • Bradesco;
    • Caixa Econômica;
    • Itaú;
    • Santander;
    • Lotéricas (No limite fixado pela CEF).

    Descontos e isenção no IPTU Guarulhos 2024

    Além do desconto de 10% para quem decide pagar o imposto em cota única, a prefeitura de Guarulhos implementa uma série de descontos sob certas condições.

    Por exemplo, pessoas com imóveis que aplicam pelo menos duas medidas ambientais comprovadas podem ter um abate de até 20% no seu IPTU por cinco anos consecutivos. O chamado IPTU Verde!

    Para ver esse e outros descontos basta ficar de olho no portal de notícias da prefeitura de Guarulhos.

    Isenção

    O IPTU é obrigatório, mas não em todos os casos. Você pode pedir que o seu imóvel seja isento do imposto caso se encaixe em uma das exceções.

    Em Guarulhos podem ser isentos do IPTU:

    • Aposentados e pensionistas;
    • Ex-combatentes, que prestaram serviços em zona de guerra;
    • Templos religiosos;
    • Imóveis de partidos políticos;
    • Sindicatos de trabalhadores;
    • Instituições educacionais e de assistência social, desde que sem fins lucrativos.

    O pedido de isenção é feito de forma presencial, na Central de Atendimento ao Cidadão – Rede FÁCIL. É necessário levar sempre o RG, CPF, Documento dos imóveis e comprovantes relacionados ao tipo de isenção, segundo consta na Lei Municipal.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Rubens Filho
    Rubens é redator especialista no universo de tributos, sendo advogado, virou criador de conteúdo em 2015 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de IPTU de todo o Brasil. Desse modo, com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal IPTU 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.