Parcelar IPTU Atrasado é Possível? Veja Como Fazer em 2024

A pergunta se parcelar IPTU atrasado é possível chega na mente dos contribuintes que começam o exercício de 2024 do imposto com algum saldo devedor; entenda!

Foto de um IPTU
Foto: Divulgação

É possível pagar IPTU atrasado?

Antes de verificar se parcelar IPTU atrasado é possível, é preciso saber mais sobre o IPTU atrasadoNesse sentido, caso o contribuinte não pague a documentação na época correta de coleta do imposto, os valores ficarão em atraso até a quitação.

No geral, as prefeituras brasileiras permitem que os cidadãos paguem o IPTU em atraso. Porém, será acrescido de juros e mora, com cada local definindo as suas condições e suas porcentagens. Por isso, a resposta se parcelar IPTU é possível depende de cada região.


É possível parcelar o IPTU atrasado pela internet?

As prefeituras que disponibilizam os serviços do IPTU digital contam com plataformas dedicadas para receber os pagamentos do imposto, inclusive com atraso. Por isso, a verificação se parcelar o IPTU é possível pela internet só existe se a cidade tem tal disponibilidade.

Foto da divulgaçao do IPTU online
Foto: Divulgação

Para verificar o saldo em débito, é preciso acessar o site oficial da Prefeitura da cidade que disponibiliza o serviço, informar os dados e verificar o montante com juros e mora e também a possibilidade de parcelamento do IPTU atrasado.

No geral, boa parte das prefeituras, não permitem o pagamento parcelado do IPTU em atraso. Nesses casos, o saldo em débito é creditado em um único boleto com determinado prazo de pagamento. Porém, de toda maneira, é preciso verificar o site e entender as condições.

Estados com Maiores Descontos de IPTU 2024: Até 20% à vista!

Isso porque há prefeituras que oferecem renegociação das dívidas em atraso. Nesses casos, por sua vez, será possível parcelar o IPTU em atraso diretamente pelas plataformas digitais com os órgãos responsáveis pelo recolhimento do imposto na cidade.


É possível pagar o IPTU atrasado diretamente com a Prefeitura?

Para os moradores das cidades em que não há o sistema digital para o pagamento do IPTU, o contribuinte precisa buscar os saldos em débitos diretamente com as entidades responsáveis pelo imposto junto à Prefeitura.

Foto de uma prefeitura
Foto: Divulgação

De maneira semelhante ao IPTU Digital, a disponibilidade de parcelamento e formação do carnê para pagar o IPTU atrasado vai depender de cada município. Isso, novamente, porque as prefeituras realizam renegociações sobre as dívidas do imóvel.


Como verificar se parcelar IPTU atrasado é possível?

O contribuinte que sabe que o IPTU está atrasado precisa buscar resolver a situação o quanto antes! Dessa maneira, para verificar se parcelar IPTU atrasado é possível, é preciso procurar os canais de atendimento da Prefeitura do município, seja presencialmente ou seja pela internet.

Em caso de não haver a possibilidade de parcelar o IPTU atrasado em 2024, o cidadão pode buscar soluções para pagar o boleto único, como alguns serviços financeiros que ofertam esse tipo de empréstimo.

IPTU Premiado 2024: Veja os Estados com Premiações.


Dicas para pagar o IPTU em dia

Veja algumas dicas para não precisar pagar o IPTU atrasado:

1. Entenda o cronograma

Esteja ciente das datas de vencimento do IPTU em sua cidade. Geralmente, essas datas são fixas e podem variar de acordo com o município. Anote os prazos em seu calendário para garantir que não sejam esquecidos.

Foto de um carnÊ IPTU
Foto: Divulgação

Por isso, inclua o pagamento do IPTU em seu orçamento anual. Saber que essa despesa está prevista permitirá que você se planeje financeiramente e evite surpresas desagradáveis quando a conta chegar.

2. Opte pelos pagamentos à vista

Muitas cidades oferecem descontos para pagamentos à vista. Se suas finanças permitirem, considere pagar o IPTU de uma só vez para aproveitar esses descontos e economizar dinheiro.

Configure pagamentos automáticos para o IPTU, se possível. Dessa forma, o valor será retirado automaticamente de sua conta na data de vencimento, evitando esquecimentos e possíveis penalidades.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rubens Filho
Rubens é redator especialista no universo de tributos, sendo advogado, virou criador de conteúdo em 2015 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de IPTU de todo o Brasil. Desse modo, com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal IPTU 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.