Os contribuintes já estão à procura de informações sobre o IPTU Ribeirão Preto 2024. Por causa disso, preparamos este artigo com uma série de informações úteis sobre o imposto. Confira aqui o cronograma, valores e como emitir a 2° via do carnê do IPTU da cidade!

Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
IPTU Ribeirão Preto 2024
Mais conhecido como IPTU, o Imposto Predial e Territorial Urbano, é uma taxa com a qual os contribuintes de Ribeirão Preto têm que lidar anualmente.
O imposto é obrigatório para todos os que possuem imóveis no município, inclusive, em casos de aluguéis, o locatário é o responsável por pagar a taxa — embora alguns repassem esta responsabilidade para seus inquilinos.
A própria prefeitura da cidade é a responsável por decidir o valor do tributo. O cálculo é feito tendo como base o valor venal do imóvel.
Para que serve o IPTU?
Quando você paga seu IPTU, está contribuindo diretamente para a receita anual da cidade. Uma vez arrecadado, o dinheiro vai para os cofres municipais, para ser utilizado pela prefeitura.

A arrecadação então é convertida em serviços para a comunidade, sendo usada em áreas como saneamento básico, saúde, educação e qualquer outro gasto da cidade.
Calendário IPTU Ribeirão Preto 2024
Em Ribeirão Preto, a distribuição dos carnês impressos começam a ser feitas já no final do ano, assim os contribuintes têm tempo para se organizar e pagar o tributo.
Os cidadãos da cidade recebem duas formas para pagar o imposto: cota única (à vista) ou parcelado.
Enquanto quem parcela pode pagar a taxa em até 12 vezes, contemplando todos os meses do ano, as que optam pela cota única ganham um desconto no valor da fatura.
IPTU Digital
Além dos carnês físicos, a prefeitura do município passou a adotar o meio digital como alternativa para incentivar o consumo consciente. A partir daí surgiu o IPTU Digital, uma forma de receber a conta diretamente via e-mail.
Pessoas que optam por ele param de receber a versão física do IPTU, mas ganham mais praticidade para ficar de olho no imposto. As datas para pagar a cota única e as cotas do parcelamento já vêm em ambas as versões do boleto.
Formas de pagamento do IPTU Ribeirão Preto 2024
No município, é possível pagar a taxa de duas maneiras. Algumas pessoas preferem pagar em cota única e ganhar um desconto interessante. Já outras, ficam mais confortáveis em dividir em até 12 prestações o valor do IPTU.
Descontos e isenção
Para ter desconto no IPTU Ribeirão Preto 2024, basta o contribuinte realizar o pagamento em cota única, pagando assim 10% a menos no valor total. Mas esse não é o único jeito de ter a conta reduzida.

Além desses descontos, existem várias propriedades que podem receber isenção do imposto. Confira a lista abaixo:
- Aposentados;
- Associações esportivas, beneficentes, de classe e de bairros;
- Ex-combatente;
- Imóveis com até 60 m² de construção;
- Imóveis onde ocorrem enchentes;
- Imóveis onde habitam menores órfãos;
- Pensionistas e beneficiários da Lei Orgânica da Assistência Social;
- Pessoas incapacitadas;
- Portadores de HIV e Hansenianos;
- Sindicatos;
- Viúvas e viúvos;
- Inválidos.
Além deles, patrimônios utilizados a serviço do governo, partidos políticos, templos religiosos e instituições educacionais ou de assistência social possuem imunidade tributária.
Onde pagar
Você pode pagar o IPTU de Ribeirão Preto em qualquer agência bancária ou em casas lotéricas, mas também é possível fazer isso através do Pix, com o programa Pix Ribeirão.
Para ver mais detalhes sobre descontos, formas de pagamento e isenção, você pode acessar o Código Tributário da cidade!
Como consultar o boleto do IPTU Ribeirão Preto 2024
Caso seja necessário consultar a dívida ativa ou emitir uma 2° via do boleto, a pessoa responsável deve acessar o Portal da Prefeitura e seguir os passo abaixo:
- Abra o portal da Prefeitura de Ribeirão Preto;

Agora, com o boleto em mãos, você pode pagar de forma digital ou indo até um banco, ou lotéricas.
Para outras dúvidas, o contribuinte pode entrar em contato com o Departamento de Tributos Imobiliários nos telefones 3977-5707, 3977-5724, 3977-5725 e 3977-5726, ou no e-mail [email protected]!