O valor do IPTU para as cidades de São Paulo em 2025 é uma questão importante para todos os proprietários de imóveis urbanos nas localidades e varia de acordo com as alíquotas estabelecidas por cada município.
Veja quais as porcentagens esperadas para algumas das cidades do estado, que farão a distribuição de carnês para pagamento a partir de janeiro.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Valor do IPTU para as cidades de São Paulo 2025
O IPTU é um imposto obrigatório para todos os proprietários de imóveis situados em áreas urbanas. A base de cálculo do tributo é o valor venal do imóvel, sobre o qual são aplicadas as alíquotas correspondentes. A seguir, confira as porcentagens de algumas cidades do estado de São Paulo:
São Paulo
A capital do estado de São Paulo tem o IPTU mais caro do Brasil. O preço do metro quadrado na cidade é altíssimo, a partir de R$7.160, dependendo do bairro, segundo o SP Imóvel.
Em 2024, as alíquotas variaram de acordo com a região e o tipo de imóvel. Para imóveis residenciais 1% e para não residenciais 1,5% de valor venal. No valor anual o reajuste foi de 4,3% e espera-se que em 2025 não além disso.
Campinas
O IPTU Campinas 2025 também pode apresentar variações significativas. As alíquotas residenciais estão na faixa de 1 %. Para imóveis comerciais, elas vão de 1% a 3%.
Em 2024, o imposto na cidade teve reajuste de 4,14%, sem aumento real, apenas com a correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes tem alíquotas de IPTU que chegam a 1 % para imóveis residenciais e até 1,5% para comerciais.
Em 2024 o reajuste foi de 3,51 %, um dos mais baixos entre os municípios do alto Tietê. O intuito da é equilibrar a arrecadação sem sobrecarregar os contribuintes.
Guarulhos
Guarulhos, uma das maiores cidades do estado, teve sua alíquota mantida em 0.5% do valor venal do imóvel em 2024, e é esperado que se mantenha para 2025.
A administração municipal tem enfatizado a importância de manter os pagamentos em dia, com a implementação de programas de parcelamento.
Parcelamento e descontos no IPTU em cidades de São Paulo
A maioria das cidades do estado de São Paulo oferece opções de parcelamento do IPTU, visando facilitar o pagamento para os contribuintes. Em 2025, muitas prefeituras continuarão com programas de desconto para cota à vista.
Normalmente, esses descontos podem chegar a 10% do valor total do imposto. Além disso, os municípios disponibilizam o parcelamento em até 12 vezes sem juros, tornando o pagamento mais acessível para a população.
Como emitir a 2ª via do boleto do IPTU
É possível emitir a 2ª via do boleto do IPTU de forma simples e rápida. A maioria das prefeituras disponibiliza essa opção diretamente em seus sites oficiais.
Basta acessar o portal da prefeitura, procurar a seção de IPTU e inserir os dados do imóvel, como número de cadastro ou inscrição imobiliária. Alguns municípios também contam com atendimento via telefone ou em postos de atendimento presenciais.
Como pagar o IPTU de 2025 no estado de São Paulo?
O pagamento do IPTU de 2025 no estado de São Paulo pode ser feito diretamente nas agências bancárias e nas casas lotéricas.
Além disso, todos os bancos oferecem a opção de pagamento de boletos de IPTU diretamente pelo internet banking, ou por meio dos aplicativos.