IPTU Contagem 2024: Consultar Valor, Datas e 2ª Via do Boleto

Habitantes contagenses devem se atentar a todas as informações sobre o IPTU Contagem 2024. Como sempre, a prefeitura da cidade está trazendo novidades para facilitar a vida do contribuinte na hora de pagar o imposto. Confira abaixo o cronograma, como emitir a 2° via e onde pagar o IPTU!

IPTU Contagem 2024
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Contagem

Calendário IPTU Contagem 2024

Em Contagem, os contribuintes começam a ser informados sobre as regras do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) no início do ano. E para 2024, eles têm duas modalidades de pagamento do imposto: cota única (à vista com desconto) ou parcelamento.

Para ganhar o desconto da cota única, o cidadão deve pagar o IPTU até o dia 15 de março. Já o pagamento das cotas do parcelamento devem ser feitos até o dia 10 de cada mês.

Confira abaixo as datas de vencimento das parcelas do IPTU Contagem 2024:

PARCELAVENCIMENTO
Cota única15 de março
Primeira10 de março
Segunda10 de abril
Terceira10 de maio
Quarta10 de junho
Quinta10 de julho
Sexta10 de agosto
Sétima10 de setembro
Oitava10 de outubro
Nona10 de novembro
Décima10 de dezembro.

As pessoas vão receber a primeira guia do carnê do IPTU de 2024 diretamente em suas casas, até mesmo quem optou pelo parcelamento. As demais vias, quando necessárias, deverão ser emitidas diretamente no site da Receita Municipal.


Como pagar IPTU de Contagem?

A cidade de Contagem pratica um dos maiores descontos sobre o IPTU entre as cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Isso faz parte de uma política interna do município para tornar o imposto mais barato.

A Secretaria da Fazenda vem promovendo esforços para que o IPTU seja mais justo e para isso foi aprovada a Lei Complementar 309/2021 que garantiu a justiça tributária para o pagamento do IPTU residencial e comercial. Quem pagava menos passou a pagar ainda menos e quem pagava mais agora paga menos também.”, disse Dalmy Freitas de Carvalho, secretário da Fazenda.

Fonte: Prefeitura de Contagem

fazendo contas
Imagem Ijeab via Freepik

Quem opta pela cota única deve pagar o imposto à vista, mas recebe um desconto de 12% no valor do IPTU. Já pessoas que decidem pelo parcelamento ganham a opção de dividir a conta em até 10 vezes sem juros, mas sem desconto.

fazendo contas

Parcelamento do IPTU 2024

Como Parcelar? Vale a Pena?

Isenção

Os governantes da cidade também trabalham duro para garantir a isenção do IPTU a diversos imóveis residenciais. Só em 2023, 57% das propriedades nessa categoria foram isentas, chegando a aproximadamente 117 mil imóveis.

Confira abaixo quem tem direito a isenção:

  • Residências com valor de até R$175.910,49;
  • Aposentados, pensionistas e beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada);
  • Imóveis usados exclusivamente para ministrar ensino especial e gratuito a deficiente físico e/ou excepcional;
  • Templos religiosos;
  • Imóveis usados pela administração do município;
  • Imóveis usados por associação ou entidade sem fins lucrativos com finalidade     filantrópica, cultural, ambiental, educacional ou de assistência social;
  • RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural);
  • imóveis edificados atingidos por desastres naturais.
casa imóvel
Imagem: Jcomp via Freepik

O contribuinte pode solicitar a isenção por meio do site ou presencialmente em uma das unidades responsáveis pelo assunto. As datas e locais podem ser encontrados neste link!

Onde pagar

É possível pagar o IPTU Contagem 2024 em qualquer agência bancária credenciada, assim como em casas lotéricas e correspondentes bancários.

Alguns exemplos são:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica;
  • Itaú;
  • Santander.

Consultar boleto passo a passo

Para fazer a consulta do IPTU Contagem 2024, e emitir a 2°via do boleto, os contagenses devem entrar no site da Receita Municipal e acessar as opções relacionadas ao imposto.

Confira como:

  1. Acesse o site da Receita Municipal;
site da Receita Municipal
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Contagem
  • Clique no cartão “IPTU”;
  • Agora escolha a opção de emitir a guia de pagamento;
  • Por fim, selecione os dados que quer usar (CPF/CNPJ, Índice Cadastral, etc.) e faça a pesquisa.
  • A prefeitura também disponibiliza atendimento presencial de segunda a sexta-feira (08h às 17h) no endereço Praça Tancredo Neves, 200 | CEP: 32017-900, ou pelo telefone (31) 3352-5000!


    O que é o IPTU?

    O IPTU é um imposto anual que recai sobre os imóveis em áreas urbanas. Todo o dinheiro arrecadado vira recurso das prefeituras, podendo ser usado para o financiamento de serviços públicos como educação, saúde e manutenção de vias públicas.

    Contribuintes não isentos são obrigados a pagar o IPTU, podendo até perder o imóvel e outros bens caso não o façam. O valor da taxa é determinado pela prefeitura que usa o valor de venda do imóvel como base de cálculo.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Rubens Filho
    Rubens é redator especialista no universo de tributos, sendo advogado, virou criador de conteúdo em 2015 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de IPTU de todo o Brasil. Desse modo, com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal IPTU 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.