O IPTU é uma preocupação de uma boa parte dos proprietários de imóveis brasileiros, mas você sabia que você não precisa realizar o pagamento todo de uma só vez? Neste artigo você vai aprender o que é o Parcelamento do IPTU 2024 e quais as vantagens e desvantagens!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O que é o IPTU?
O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) é uma taxa anual obrigatória que incide sobre a posse de bens imóveis. Ele é uma das principais fontes de arrecadação das prefeituras, sendo usado para manter a infraestrutura dos municípios.
Pagar o IPTU é uma obrigação importante e o valor da taxa varia conforme a avaliação que a prefeitura faz sobre o imóvel (casa, apartamento, terreno, etc.).
O que acontece se não pagar o IPTU?
Não cumprir com essa obrigação pode resultar em penalidades severas para o proprietário.
Ao falhar com o pagamento do IPTU, a primeira penalidade vem em forma de juros nos pagamentos seguintes. Com isso a situação pode escalar, aumentando bastante o valor.
O proprietário, então, pode acabar com seu nome incluso nos cadastros de inadimplência e ser impossibilitado de participar em licitações, entre várias outras coisas.
Nos casos mais extremos, é possível que a prefeitura recorra a processos judiciais para executar a dívida, chegando até a penhora de imóveis e outros bens do devedor. Essas punições e prazos são definidos segundo as leis de cada município.
Parcelamento do IPTU 2024: o que é?
Se você não está conseguindo quitar completamente o seu IPTU de 2024, também é disponibilizada uma forma de pagamento opcional parcelada, na qual é possível dividir o valor.
É possível parcelar o IPTU em várias vezes, tendo apenas que ficar atento ao valor da parcela mínima estabelecido.
Para ver todas essas informações, inclusive fazer o parcelamento do IPTU, você deve acessar o site da prefeitura da sua cidade e procurar por orientações. A maioria das opções de pagamento (2° via, parcelamento, impressão de boleto, etc.) ficam localizadas em uma única página.
Vale a pena parcelar o IPTU?
Em alguns locais, não existem juros ao parcelar seu IPTU (desde que pago em dia), o que significa que você pode dividir a taxa e pagar em parcelas suaves sem nenhuma preocupação. Isso é útil especialmente quando o valor do imposto é muito alto.
Por outro lado, pagar parcelado significa que você perde o direito ao desconto que as prefeituras praticam para pessoas que pagam a conta em uma cota única antes do vencimento da primeira parcela.
Esse desconto varia de município para município, mas fica em torno de 10% do valor total, representando uma boa economia. Os juros para o parcelamento também dependem do município.
Emitir Boleto do IPTU 2024:
Consultar Carnê e 2ª Via do Boleto.Como fazer o Parcelamento do IPTU 2024?
Para pagar seu IPTU parcelado você deve acessar o portal oficial da prefeitura de sua cidade e gerar o boleto. No exemplo abaixo mostramos o processo no Portal de Finanças de Recife:
- Acesse o site da prefeitura do seu município:
Você terá várias opções para pagar as parcelas, como Cartões de crédito/débito, Pix e boleto. Basta escolher a mais conveniente para você.
Os boletos podem ser quitados online, com aplicativos de pagamento, ou em unidades físicas de instituições financeiras como Itaú, Bradesco, Santander, Caixa, Banco do Brasil e casas lotéricas!
Como receber descontos ao pagar seu IPTU parcelado?
Como já foi dito, ao escolher o parcelamento do IPTU você automaticamente perde o desconto de cota única. Entretanto, existem outros descontos dados pelas prefeituras que funcionam mesmo assim.
Um exemplo é o programa de notas fiscais adotado por vários municípios, dando pontos que o proprietário do imóvel pode usar para abater uma parte do seu IPTU.
Para conhecer os descontos e promoções do seu município você deve ficar de olho nos canais oficiais.