IPTU Macaé 2024: Consultar Valor, Datas e 2ª Via do Boleto

Já conferiu todas as novidades no IPTU Macaé 2024? O calendário de pagamento do imposto já está disponível e é importante pagar nas datas corretas para não ter que arcar com juros e taxas extras. Confira abaixo as datas e aprenda tudo sobre descontos e isenção!

IPTU Macaé 2024
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Macaé

IPTU Macaé 2024

Em Macaé a Semfaz (Secretaria Municipal de Fazenda) é a responsável pela elaboração do cronograma para pagamento do IPTU, disponibilizado para os contribuintes no início do ano.

O imposto é uma importante fonte de receita para a prefeitura e é coletado anualmente de todas as propriedades da área urbana do município — residência, prédios, empresas, etc.

Imagem de home verificando planilha ao aldo de miniatura de uma casa e dinheiro
Imagem: Freepik

O valor pago varia, sendo determinado através de um cálculo com base no valor venal do imóvel. Pagar o IPTU é uma obrigação dos proprietários desses imóveis e quem não paga a taxa de valores pode até perder sua propriedade.

http://Parcelamento%20do%20IPTU%202024
IPTU

Parcelamento do IPTU 2024

Como Parcelar? Vale a Pena? Saiba Aqui!
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Cronograma de pagamento

Em 2024, o imposto poderá ser quitado nas modalidades de cota única e parcelado. A emissão gratuita dos documentos para pagamento vai começar no dia 20 de janeiro, no site da prefeitura.

A cota única garante um desconto ao pagar o IPTU até a data enquanto o parcelamento permite dividir a conta em até 9 cotas mensais, que não podem ter valor inferior a R$108,32.

Confira as datas de vencimento abaixo:

PARCELAVENCIMENTO
Cota única28 de fevereiro
Cota única 231 de março
1ª parcela31 de março
2ª parcela30 de abril
3ª parcela31 de maio
4ª parcela30 de junho
5ª parcela31 de julho
6ª parcela31 de agosto
7ª parcela30 de setembro
8ª parcela31 de outubro
9ª parcela30 de novembro

Fonte: Prefeitura de Macaé


Descontos e formas de pagamento do IPTU Macaé 2024

O principal desconto para o IPTU Macaé 2024 é a cota única, que pode chegar a até 10% do valor total do documento, dependendo do dia pago.

Como foi mostrado acima, a cota única pode ser paga até o dia 28 de fevereiro e até o dia 31 de março. Quem pagar até a primeira data recebe 10% de desconto. Por outro lado, efetuando o pagamento até a segunda data, o contribuinte garante 5% de desconto.

IPTU

Emitir Boleto do IPTU 2024

Consultar Carnê e 2ª Via do Boleto
Conferir
Você permanecerá no site atual

Isenção

Diversas propriedades e proprietários de imóveis na cidade possuem direito à isenção do IPTU Macaé 2024. Mas para isso, é necessário se enquadrar em um desses requisitos:

  • Imóveis de propriedade das entidades e associações;
  • Imóveis pertencentes à pessoa física portadora de qualquer moléstia;
  • Imóveis alugados, dados em comodato ou arrendados aos órgãos integrantes da Administração do Município.

Além deles, também estão isentos todos os que se encaixarem no artigo 127 da Lei Complementar nº 282/2018, como no caso dos imóveis residenciais com até 70 m² de construção.

IPTU
Imagem: Wirestock no Freepik

Pessoas com direito à isenção, mas não se encaixam em nenhum dos itens acima, ou os presentes na lei complementar, devem entrar em contato com a prefeitura para pedir a isenção até o dia 31 de março.

Se você estiver procurando informações mais detalhadas, basta dar uma olhada neste link.

Onde pagar

O IPTU Macaé 2024 pode ser pago somente nos estabelecimentos financeiros autorizados pelo município, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.


Consultar boleto passo a passo

O contribuinte consegue consultar sua dívida no site da prefeitura, rolando até a parte de serviços e escolhendo a opção que deseja. Confira abaixo um passo a passo para emitir a 2° via do IPTU Macaé 2024:

  1. Acesse o site da Prefeitura de Macaé;
site da prefeitura
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Macaé
  • Role até a seção “Serviços”;
  • Escolha a opção “IPTU”;
  • Insira a inscrição do imóvel e o número do CPF/CNPJ do cidadão;
  • Por fim, escolha se o IPTU será cota única ou parcelado.
  • Pagar o IPTU é uma das melhores maneiras de contribuir para o desenvolvimento do município. Os valores arrecadados são utilizados na gestão da cidade e convertidos em produtos e serviços benéficos para a população.

    Entre os principais usos deste dinheiro podem ser incluídos obras e investimentos em áreas como saúde e educação.

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Rubens Filho
    Rubens é redator especialista no universo de tributos, sendo advogado, virou criador de conteúdo em 2015 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de IPTU de todo o Brasil. Desse modo, com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal IPTU 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.