IPTU Maceió 2024: Consulta, Datas e 2ª Via de Pagamento

É morador de Maceió? Então, deve se preparar para o IPTU Maceió 2024! A Prefeitura já disponibilizou a consulta do tributo, e aqui você confere os principais detalhes!

IPTU Maceió 2024
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Maceió

IPTU Maceió 2024

Em primeiro lugar, o Imposto Predial e Territorial Urbano, mais conhecido como IPTU, é uma das principais fontes de receita dos municípios brasileiros.

Essa é uma arrecadação obrigatória com a qual donos de imóveis têm que arcar. O valor do imposto é reajustado anualmente, sendo fixado através de um cálculo com base no valor do imóvel.

As prefeituras usam o dinheiro do arrecadamento para manter seus serviços funcionando e na criação de projetos e obras. Ele também é usado em contratações e na compra de equipamentos necessários.

Calendário 2024 atualizado 

Prefeitura de Maceió
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Maceió

Devido a sua importância, e o fato de que as datas mudam todos os anos, os contribuintes devem sempre se manter informados sobre o cronograma do IPTU Maceió 2024. Felizmente, essas informações podem ser vistas diretamente no site da Prefeitura.

Em Maceió, os contribuintes ganham várias opções para pagar seu IPTU, com datas e condições especiais diferentes para cada uma delas.

Além disso, também é possível optar pelo parcelamento em 10 vezes, mas sem opção de desconto.


Como conseguir desconto no IPTU Maceió 2024?

Como mencionado, é possível conseguir alguns descontos no IPTU Maceió 2024. Ao pagar a cota única até o vencimento divulgado pela Prefeitura de Maceió, o contribuinte pode ganhar os seguintes descontos:

  • 31 de janeiro: com 15% de desconto;
  • 29 de fevereiro: com 10% de desconto;
  • 29 de março: com 5% de desconto.

Entretanto, a prefeitura não emite os carnês e boletos para a primeira modalidade da cota única. Quem quiser esta opção terá que emitir a guia digital do IPTU (passo a passo abaixo).

Quem tem direito a isenção do IPTU?

cofrinho
Fonte: Freepik

Além dos descontos, diversos imóveis têm direito à isenção em Maceió. No geral, o município dá este benefício para imóveis utilizados como habitação popular, mas existem exceções.

Confira quais imóveis podem ser isentos do IPTU Maceió 2024:

  • Imóveis residenciais com valor inferior a R$40.211,27;
  • Imóveis com área construída inferior a 120m2 (e inferior a 250m2 de terreno para casas);
  • Imóveis do PAR (Programa de Arrendamento Residencial);
  • Imóveis de ex-combatentes da 2ª guerra mundial.

Apenas os proprietários dos imóveis que cumprem algum dos requisitos acima  (ou seus representantes) podem realizar o pedido de isenção.

Desse modo, o pedido pode ser feito online (nesta página) ou presencialmente, agendando através de e-mail ([email protected]r).


Quais as formas de pagamento do IPTU 2024?

A princípio, os contribuintes podem escolher a melhor forma de pagamento para a sua situação, podendo optar pela cota única (com desconto de 5% a 15%) ou parcelamento, em até 10 vezes (sem desconto).

É possível pagar o IPTU nas agências bancárias, casas lotéricas e Internet Banking. Mas, quem emite a guia online ainda tem a opção de pagar via Pix, com QR Code.


Passo a passo de como consultar o boleto

Para gerar a guia digital é necessário acessar o site da prefeitura. Confira como neste passo a passo:

  1. Acesse o site da prefeitura de Maceió;
site Prefeitura de Maceió
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Maceió
  • No menu “CIDADÃO” escolha a opção “IPTU 2024”;
  • Agora é só digitar a inscrição municipal do imóvel e escolher a modalidade do pagamento (Cota Única ou Parcelas).

Para mais informações, você pode entrar em contato com a SEMEC (Secretaria Municipal de Economia) indo até o endereço Rua Pedro Monteiro, 47 – Centro – Maceió/AL – CEP: 57020-380 ou pelo e-mail [email protected].

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rubens Filho
Rubens é redator especialista no universo de tributos, sendo advogado, virou criador de conteúdo em 2015 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de IPTU de todo o Brasil. Desse modo, com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal IPTU 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.