IPTU Osasco 2024: Consultar Valor, Datas e 2ª Via do Boleto

Os habitantes osasquenses devem se atentar para as regras do IPTU Osasco 2024. A cobrança do imposto acontece todos os anos, mas como ela é feita pode mudar conforme as necessidades da prefeitura. Confira aqui como o IPTU vai funcionar em Osasco neste ano!

IPTU Osasco 2024
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Osasco

IPTU Osasco 2024

Também conhecido como Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU é uma taxa anual que os contribuintes do município de Osasco proprietários de imóveis devem pagar.

O imposto é obrigatório e o valor é definido pelas próprias prefeituras, ao considerar o valor venal dos imóveis. Caso o contribuinte não concorde com o imposto, ele tem o direito de entrar em contato com a prefeitura e pedir uma revisão.

IPTU 2024 conta
Imagem: Mindandi via Freepik

O dinheiro arrecadado com o IPTU vira parte da receita do município e é usado para investir na saúde, educação e em outras áreas. Ele também vira projetos sociais e pode ser usado para comprar equipamento e fazer contratações.


Quando sai IPTU Osasco 2023?

Em Osasco, os proprietários de imóveis começam a receber os carnês do IPTU em 2024 em suas residências logo em janeiro, quando liberam também o calendário de pagamento do imposto.

Neste ano, os contribuintes terão algumas opções para quitar a dívida, começando pela cota única (pagamento à vista). Os pagamentos nessa modalidade podem ser feitos até o dia 27/02 para débito automático e até o dia 15/3 para os demais contribuintes.

Por outro lado, também é possível pagar parcelado, dividindo em até 10 meses consecutivos. Neste caso, quem paga em débito automático terá até o dia 20/3 para pagar a 1° parcela, 15/3 para os demais contribuintes.

fazendo contas
Imagem: Ijeab via Freepik

Ótimas oportunidades para quem não perde a chance de economizar!


Como pagar o IPTU de Osasco?

Pagando até as datas estabelecidas, os contribuintes de Osasco podem receber descontos de até 10% no valor total do imposto

Além disso, eles também podem escolher se querem pagar o imposto via débito automático. Neste caso os valores são os mesmos, mas as datas variam um pouco.

Descontos 

Para receber descontos no IPTU basta pagar a conta em dia. Pessoas que pagam via cota única pagam 10% a menos, enquanto quem parcela recebe um desconto de 5,40%.

fazendo contas

Parcelamento do IPTU 2024

Como Parcelar? Vale a Pena?

Isenção

Além disso, o município instituiu leis para garantir a isenção de imóveis que se enquadram nas seguintes categorias:

  • Propriedades privadas cedidas para uso do governo;
  • Prédios usados por serviços públicos do município;
  • Agremiações desportivas sem finalidade lucrativa;
  • Sociedades cooperativas legalmente constituídas;
  • Imóveis de uso exclusivamente residencial com valor igual ou inferior a R$40.000,00;
  • Imóvel único com área não maior a 300m² (área residencial de até 150m²);
  • Aposentados, pensionistas, menores órfãos (de ambos os pais) e pessoas incapacitadas que recebem até 3 salários mínimos, desde que este resida no imóvel.

Onde pagar

Para quitar o IPTU é necessário ir até uma agência bancária credenciada pelo município As principais são:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Citibank;
  • HSBC;
  • Itaú;
  • Santander;

Além disso, o cidadão pode cadastrar sua inscrição para pagamento em débito automático. O cadastro pode ser feito através deste link, mas deve ser feito até 7 dias antes do vencimento da próxima parcela.


Como consultar IPTU em Osasco?

Caso você não tenha recebido o carnê do IPTU Osasco 2024, é possível emitir uma segunda via através do portal da Secretaria de Finanças da cidade.

O processo é simples e leva apenas alguns segundos, a depender da internet e disponibilidade do portal. Confira um passo a passo de como consultar a 2° via do IPTU Osasco:

  1. Acesse o site da Secretaria de Finanças de Osasco;
Secretaria de Finanças de Osasco
Imagem: Reprodução / Secretaria de Finanças de Osasco
  • Clique no cartão “IPTU” e depois em “Emissão de 2ª Via de IPTU”;
  • Nesta página informe o CDC (Código de Cadastro), o ano de exercício e verifique o acesso.
  • Para ser atendido presencialmente, o contribuinte deve agendar uma consulta seguindo uma dessas opções:

    Você também pode conferir mais informações diretamente com a prefeitura, no seu site oficial!

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Rubens Filho
    Rubens é redator especialista no universo de tributos, sendo advogado, virou criador de conteúdo em 2015 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de IPTU de todo o Brasil. Desse modo, com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal IPTU 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.