IPTU Uberaba 2024: Consultar Valor, Datas e 2ª Via do Boleto

Você já conhece todas as regras do IPTU Uberaba 2024? Se atentando às datas e condições de pagamento do imposto é possível receber descontos e até a isenção. Confira neste artigo o cronograma fiscal do município e aprenda a emitir a 2° via do boleto!

IPTU Uberaba 2024

IPTU Uberaba 2024

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma taxa de função social definida pela Constituição Federal. Os contribuintes (donos de imóveis em áreas urbanas) devem pagar o imposto anualmente e é a prefeitura que calcula o total, considerando o valor de venda da propriedade.

O IPTU é de extrema importância para as cidades brasileiras, servindo de fonte de arrecadação de recursos para a administração.

Uma vez nos cofres públicos, o imposto é convertido em benefícios para o cidadão. Por exemplo, é dele que saem os investimentos em áreas como saúde e saneamento, além de capital para diversos projetos.

Prefeitura de Uberaba

O IPTU é obrigatório e não pagá-lo pode fazer com que o proprietário perca seus direitos sobre o imóvel.


Calendário de pagamento do IPTU Uberaba 2024

Em Uberaba, o cronograma de pagamento do IPTU para determinado ano é lançado no final do ano anterior.

Desta vez, as guias de pagamento serão liberadas no mês de janeiro, dia 16, direto no site da prefeitura. Os contribuintes poderão realizar o pagamento da taxa em três modalidades diferentes: cota única (à vista), parcelamento da cota única e parcelamento.

http://Parcelamento%20do%20IPTU%202024
IPTU

Parcelamento do IPTU 2024

Como Parcelar? Vale a Pena? Saiba Aqui!
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Segundo a prefeitura, será possível pagar a cota única entre os meses de janeiro e março (31), garantindo um desconto sobre a fatura. Ainda é possível dividir a cota única em até 3 vezes, desde que as parcelas não ultrapassem o mês de março.

calendário

Já o parcelamento normal, que pode ser feito em até 10 vezes (desde que as parcelas não sejam inferiores a R$84,27), estará disponível a partir do dia 1° de março. As datas de vencimento para o parcelamento serão o último dia útil de cada mês.

Em 2024, os carnês começam a ser entregues a partir de fevereiro, via Correios, e os cidadãos vão poder pagar o imposto de três maneiras: cota única, dividido em 3 parcelas iguais ou dividido em até 10 parcelas.


Descontos e formas de pagamento do IPTU Uberaba 2024

Os contribuintes de Uberaba poderão receber até 20% de desconto no IPTU, desde que cumpram com alguns requisitos.

A prefeitura garante 15% de desconto para os cidadãos que quitarem sua dívida em cota única até o vencimento. O mesmo se aplica para aqueles que decidem pelo parcelamento da cota única.

Além disso, com o programa IPTU Verde, qualquer pessoa que possua uma árvore com circunferência de pelo menos 15cm e altura de 1,30m terá direito a mais 5% de desconto.

Isenção

Além dos descontos, pessoas e imóveis que se enquadram nos seguintes requisitos têm direito à isenção do IPTU Uberaba 2024:

  • Pessoas em situação de vulnerabilidade social (com cadastro no CadÚnico);
  • Proprietários de imóveis destinados à exploração de atividade rural;
  • Imóveis residenciais com área construída de até 50 m².

Onde pagar

Segundo a prefeitura, o contribuinte de Uberaba tem liberdade para pagar o IPTU em qualquer banco até a data de vencimento. Mas é necessário ficar de olho em possíveis alterações do calendário, já que em alguns casos é necessário emitir uma nova guia.

IPTU

Emitir Boleto do IPTU 2024

Consultar Carnê e 2ª Via do Boleto
Conferir
Você permanecerá no site atual

Consultar boleto IPTU Uberaba 2024

As guias serão disponibilizadas pelo site da Prefeitura de Uberaba e é possível fazer a consulta de graça a partir das datas marcadas. Para acessar o site e emitir a 2° via basta seguir estes passos:

  1. Acesse o site da Prefeitura de Uberaba;
site da prefeitura para emissão do IPTU
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Uberaba
  • Clique no menu “SERVIÇOS”;
  • Agora clique em “IPTU”, na seção “TRIBUTOS MUNICIPAIS”;
  • Clique em “Guia para pagamento”;
  • Por fim, preencha os dados.
  • Quem quiser fazer o procedimento pessoalmente pode ir até o Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba, na Avenida Dom Luiz Maria de Santana, 141 – Santa Marta, ou a um dos quase 30 pontos de apoio

    O que você achou disso?

    Clique nas estrelas

    Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

    Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Rubens Filho
    Rubens é redator especialista no universo de tributos, sendo advogado, virou criador de conteúdo em 2015 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de IPTU de todo o Brasil. Desse modo, com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal IPTU 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.