Você sabia que o IPTU vai ficar mais caro em 2024? Muitas pessoas ficam surpreendidas quando recebem a conta em um ano um pouco mais caras do que no ano anterior. Confira aqui porque isso acontece!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
IPTU vai ficar mais caro em 2024
Se você já recebeu o seu carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve ter percebido que ele não é o mesmo do ano passado.
O imposto é uma obrigação dos donos de imóveis em áreas urbanas do país. Todos os anos, as prefeituras emitem carnês com os valores de cada propriedade. O cálculo é feito com base no valor do imóvel, multiplicado por uma alíquota (porcentagem).
Mas como você já deve ter percebido, raramente os valores são os mesmos. Na verdade, o que geralmente acontece é que ele aumenta um pouco a cada ano. Mas você sabe por que isso acontece?
Por que o valor do IPTU aumenta todo ano?
Para calcular o IPTU, as prefeituras multiplicam o valor venal pela alíquota. Enquanto a alíquota é definida pela prefeitura, geralmente em torno de 1% a 3%, o valor venal segue a Planta Genérica de Valores (PGV).
Enquanto a alíquota geralmente se mantém a mesma, o valor venal é atualizado a cada ano. Geralmente, essa atualização faz o valor da propriedade aumentar, o que é refletido diretamente no IPTU.
A PGV é uma espécie de mapa que separa a área da cidade em zonas, cada uma com seus valores médios de terreno por metro quadrado. E isso afeta diretamente o valor de venda dos imóveis.
Ocasionalmente a PGV passa por revisões, mudando os preços dos terrenos quando necessário.
Outra coisa que mexe no valor venal das propriedades é o índice de correção monetária que os municípios aplicam sobre os imóveis para acompanhar a inflação. Afinal, se o preço dos produtos e serviços aumenta, o preço das moradias vai junto.
De quanto é o aumento?
Seja devido à inflação ou pela revisão da PGV, o valor do IPTU aumenta porque o valor venal dos imóveis aumenta. Mas para saber de quanto é a diferença é preciso ficar de olho nas alíquotas estabelecidas para cada município.
Enquanto em algumas cidades a mudança quase não é notada, em outras pode representar uma diferença considerável.
Também é bom notar que a alíquota varia conforme o tipo e finalidade do imóvel. Por exemplo, a alíquota de um prédio comercial geralmente é maior do que a de uma casa. Inclusive, em algumas cidades ela vai crescendo com o preço da propriedade, a chamada “faixa progressiva”.
Cidades onde o IPTU vai ficar mais caro em 2024
Agora que você já sabe o que faz o IPTU ficar mais caro, é hora de conferir algumas das cidades brasileiras que vão ter aumento do imposto em 2024:
- São Paulo (SP): 5,5%;
- Rio de Janeiro (RJ): 5,9%;
- Brasília (DF): 5,97%;
- Salvador (BA): 5,5%;
- Fortaleza (CE): 5,9%;
- Belo Horizonte (MG): 5,9;
- Manaus (AM): 5,97%;
- Recife (PE): 6,47%;
- Porto Alegre (RS): 6,47%.
Segundo uma matéria do G1, só em 2023 o IPTU ficou 6% mais caro do que no ano anterior, isso considerando todas as cidades do país. Alguns dados mostraram que em certas cidades o aumento passou de 10% no mesmo período.
Como várias cidades tendem a utilizar a inflação como medidor, em muitos casos o aumento do IPTU em 2024 será equivalente à inflação de 2023.
Como consultar o IPTU na sua cidade?
Geralmente, as cidades liberam informações sobre o IPTU, incluindo os valores, no início do ano. Mas se você perdeu ou não recebeu o seu carnê, basta acessar a página oficial da prefeitura e consultar a 2° via do IPTU.
Veja como funciona:
- Acesse o portal da prefeitura do seu município (usaremos a Prefeitura de Maceió como exemplo);
Algumas prefeituras também disponibilizam consultas presenciais, por WhatsApp, telefone e até por aplicativos. Confira as opções disponíveis na sua cidade!