Quando chega o IPTU 2024? Datas, 2° via do Boleto e Consultas

Você já sabe quando chega o IPTU 2024? Muita gente se pergunta isso, afinal, algumas pessoas precisam se preparar com antecedência para pagar a conta. Confira aqui informações sobre as datas, valores e boletos do IPTU em 2024!

Quando chega o IPTU 2024
Imagem: Freepik

Valor do IPTU 2024

São as prefeituras que definem o valor do IPTU de 2024, mediante uma conta bem simples. Ela multiplica o valor venal do imóvel pela alíquota. Só que é aí que acaba a simplicidade.

Cada município possui sua própria regra para o cálculo do valor venal de um imóvel, mas no geral eles utilizam os valores correspondentes ao metro quadrado do terreno (m2).

Por exemplo, em algumas cidades, o valor venal de uma propriedade é calculado utilizando o valor médio do m2 do terreno na região multiplicado pelo m2 construído.

IPTU
Imagem: Wirestock no Freepik

Além disso, a prefeitura é quem decide o valor da alíquota (percentual que incide sobre o valor venal do imóvel) que pode variar dependendo do tipo de imóvel (comercial ou residencial).

Geralmente, a alíquota fica entre 1% e 1,5% para propriedades residenciais e entre 1,5% e 1,9% para propriedades comerciais. Mas em alguns municípios essa porcentagem vai subindo conforme o valor venal do imóvel aumenta.

desconto

Parcelamento do IPTU 2024

Como Parcelar? Vale a Pena?

E se o valor estiver errado?

Se você fizer as contas e perceber que o valor do IPTU veio errado para a sua propriedade, existe a opção de entrar em contato com a prefeitura e pedir que eles façam um reajuste.

Geralmente elas disponibilizam um formulário online que você pode preencher, mas pode ser necessário (ou a única opção) ir pessoalmente até a prefeitura secretaria de finanças do município para resolver o problema.


Quando chega o IPTU 2024?

Também não existe uma regra definida para as datas de entrega do IPTU. O mais comum é as prefeituras disponibilizarem os carnês no início do ano, entre os meses de janeiro e fevereiro.

Em alguns locais a entrega é feita em dezembro do ano anterior, assim as pessoas podem se planejar e aproveitar os descontos, geralmente dados àqueles que pagam antecipadamente.

calendário
Imagem: Picjumbo.com vai Pexels

Hoje em dia, as cidades estão digitalizando seus serviços e várias delas já pararam de enviar os carnês impressos. Nesses municípios, o IPTU é disponibilizado apenas na versão digital, nos portais, ou enviados via e-mail para os contribuintes.

Descubra como Pagar IPTU com Cartão de Crédito ou PIX em 2024.

Em relação aos pagamentos, os cidadãos podem escolher se vão pagar à vista, na famosa cota única, ou parcelado. O número de parcelas também é definido pelas prefeituras e pode chegar a até 12 vezes, dependendo do município.

Entretanto, quem procura pagar menos costuma escolher a cota única, já que pagando à vista até o dia marcado pode receber descontos e outros benefícios.


Consultas e 2° via

É quase sempre possível consultar a dívida pela internet. Este é um serviço muito procurado por pessoas que perdem os carnês físicos entregues pela prefeitura, ou que moram em locais onde não existe mais a opção.

As consultas acontecem no próprio site da prefeitura e o contribuinte deve informar os dados necessários. Confira abaixo um exemplo com o site da Prefeitura de Goiânia:

  1. Acesse o portal da Prefeitura de Goiânia;
site da Prefeitura de Goiânia
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Goiânia
  • Clique na opção de débitos e depois em “IPTU / ITU”
  • Clique em “Emissão de boletos”;
  • Preencha as informações.

Ao emitir o IPTU, o cidadão terá acesso a todos os dados do imóvel e do imposto e esses são os mesmos dados que estão presentes no carnê físico.

Caso você queira informações específicas sobre o IPTU de onde você mora, basta ficar de olho neste portal, ou no site da prefeitura da sua cidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.8 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rubens Filho
Rubens é redator especialista no universo de tributos, sendo advogado, virou criador de conteúdo em 2015 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de IPTU de todo o Brasil. Desse modo, com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal IPTU 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.