Você já conferiu as novas regras do IPTU Cuiabá 2024? O imposto muda as regras anualmente, e para você não ficar com dúvidas, estamos trazendo todas as principais informações sobre ele em 2024. Confira aqui o cronograma do IPTU da cidade e aprenda a emitir a 2° via do boleto!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Calendário IPTU Cuiabá 2024
Em Cuiabá, os contribuintes ganham acesso às guias para pagamento do IPTU a partir do dia 01/03. Nesse momento, o cidadão pode acessar o Portal do Contribuinte, no site da prefeitura, e emitir a sua guia.
Agora, se você está esperando pela versão física dos carnês IPTU Cuiabá 2024, terá que esperar um pouco. Segundo a prefeitura, os carnês físicos começarão a ser entregues apenas a partir da segunda quinzena do mês.
Assim como em outras edições do IPTU na cidade, os contribuintes podem realizar o pagamento do imposto em cota única (à vista) ou parcelado. Quem opta pela cota única tem direito a um desconto sobre o valor do carnê, por outro lado, no parcelamento é possível pagar a conta em até 8 vezes sem juros, mas sem desconto.
O vencimento da cota única, assim como o da primeira cota do parcelamento, está marcado para o dia 12 de abril.
O valor do IPTU é definido pela prefeitura, tendo como base o valor de venda do imóvel, multiplicado pela alíquota.
Descontos e formas de pagamento do IPTU Cuiabá 2024
A principal forma de ganhar desconto no IPTU Cuiabá 2024 é pagando o imposto em cota única até o dia marcado. Neste ano, quem quitar a dívida nesta modalidade até o dia 12 de abril pagará 10% a menos.
Além da cota única, os contribuintes podem participar do programa IPTU Sustentável, um benefício que prevê descontos de até 25% sobre o valor de tributos a imóveis com tecnologias de preservação do meio ambiente.
É possível conferir mais informações sobre o IPTU Sustentável no site da Prefeitura de Cuiabá!
Quem tem direito à isenção de IPTU em Cuiabá?
Além dos descontos, diversos imóveis no município também podem receber isenção, redução e até imunidade sobre o tributo. Confira abaixo os critérios para imunidade do IPTU de 2024:
- Imóvel residencial pertence a cegos, inválidos, idosos, viúvos e aposentados;
- Imóvel tombado;
- estabelecimentos beneficentes e assistenciais de atendimento exclusivo aos indigentes, à infância, à juventude e à velhice;
- Imóvel residencial pertencente a ex-integrante da força expedicionária brasileira – FEB;
- Imóveis pertencentes às associações de moradores de bairro, de idosos, de deficientes, clubes de mães e centros comunitários;
- Imóveis cedidos gratuitamente às entidades imunes pela constituição federal;
- Imóveis cedidos à administração pública;
- Imóveis onde funcionam a Academia Mato-grossense de Letras, a Casa da Cultura, a Associação Mato-grossense dos Magistrados e OUTROS;
- Imóveis do programa habitacional.
- Imóveis com valor de até R$47,5 mil, exceto edificações territoriais, comerciais, unidades autônomas desdobradas com cadastro individualizado para fins tributários, chácaras de recreio e garagens de edifícios.
Além disso, imóveis públicos, templos, partidos, sindicatos, educacionais e Assistência Social possuem imunidade tributária.
Já os imóveis destinados à Construção de Empreendimentos Residenciais Multifamiliar Vertical, Programa de Desenvolvimento Econômico e os cadastrados no Setor Especial de Áreas Verdes têm direito a redução do IPTU.
Onde pagar
O contribuinte que for utilizar o carnê físico entregue pela prefeitura, pode pagar o IPTU Cuiabá 2024 no Banco do Brasil, na Caixa Econômica e nas Lotéricas. Já as guias emitidas no Portal do Contribuinte podem ser pagas em qualquer banco.
Parcelamento do IPTU 2024
Como Parcelar? Vale a Pena?Como consultar IPTU pelo CPF Cuiabá?
Consultar o IPTU Cuiabá 2024 é muito fácil e pode ser feito em segundos no portal da Semfaz. No site o contribuinte consegue fazer coisas como consulta de débito e emissão do carnê.
Confira abaixo, como emitir IPTU Cuiabá passo a passo:
- Acesse o site da Prefeitura de Cuiabá;
Vale mencionar que não receber a guia de pagamento do IPTU não isenta o cidadão do imposto. Nesses casos é necessário emitir a 2° via do boleto na internet ou de forma presencial, no CIAC (Centro Integrado ao Contribuinte), na Rua Barão de Melgaço, nº 381 – Centro Norte.