O IPTU 2024 vai ficar mais barato? Esta é uma dúvida de várias pessoas quando escutam sobre o reajuste da taxa, mas é preciso entender bem como o cálculo do imposto funciona. Confira aqui o que vai acontecer com o IPTU neste ano!
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
IPTU vai ficar mais barato em 2024
Tá preocupado com o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)? Pois saiba que muitos contribuintes querem saber se o IPTU 2024 vai ficar mais barato!
Em primeiro lugar, o imposto é uma obrigação fiscal anual de todos os proprietários de imóveis nas regiões urbanas. E todos os anos, surgem diversas especulações em relação ao seu valor.
Mas será que em 2024 ele vai ficar mais barato mesmo, ou é só um monte de gente espalhando rumores otimistas?
Como o IPTU é calculado?
A princípio, é preciso entender como o valor do IPTU é definido. Logo, você precisa entender que o IPTU é calculado com base no valor venal do imóvel.
Nesse sentido, o valor venal é uma estimativa da prefeitura que determina o preço médio de mercado de determinada propriedade. Nesta conta, dados como a localização do imóvel, sua área construída e o tipo de construção são essenciais.
Porém, esta é só a primeira parte, o cálculo definitivo multiplica o valor venal pela alíquota. A alíquota é definida em lei pelas prefeituras e cada município pode definir a sua.
Na maioria dos casos, elas variam de 1% até 3%, mas em certas cidades elas podem ser bem maiores (ou menores).
As alíquotas também mudam dependendo do tipo de imóvel (residencial, comercial, casa, apartamento, etc.). Em alguns casos, elas vão mudando também segundo o valor do imóvel, as chamadas alíquotas progressivas.
Qual vai ser o valor do IPTU 2024?
Afinal, o IPTU 2024 vai ficar mais barato? Bem, os valores do IPTU vão depender da prefeitura de cada cidade, afinal, elas podem reajustar os valores venais e mudar a alíquota como decidirem.
Outra coisa que elas fazem é aplicar o índice de correção monetária sobre o valor do imóvel, assim, o IPTU cobre pelo menos a inflação do ano anterior.
Geralmente, o IPTU é sempre um pouco mais caro do que no ano anterior, visto que raramente temos uma inflação negativa. Em alguns raros casos, as prefeituras podem decidir congelar o imposto, mantendo-o no mesmo valor (sem aplicar a correção monetária).
Contudo, é bom lembrar que o imposto incide sobre os imóveis. Isso significa que se você tiver mais de uma propriedade em seu nome, deve se atentar ao imposto de todas elas.
Quais as cidades onde o IPTU vai ficar mais barato em 2024?
Como as cidades geralmente reajustam o IPTU conforme a inflação, é raro que alguma delas lance um IPTU mais barato do que no ano anterior.
Entretanto, isso não quer dizer que não possa acontecer, afinal, mudanças na lei podem beneficiar certas categorias de imóveis. Nessas ocasiões, essas propriedades beneficiadas podem sofrer uma redução no imposto.
Por outro lado, podemos listar várias cidades onde o valor do IPTU é consideravelmente menor do que nas outras. Confira abaixo algumas delas:
- Caxias do Sul: taxa começando em 0,15%;
- Ribeirão Preto: taxa de 0,6%;
- São José dos Campos: taxa começando em 0,195%;
- Maringá, Londrina e Brasília: taxas com média de 1.0%.
Vale notar que a média anual do IPTU nas cidades brasileiras ultrapassa os 1,3%. Logo, cidades com o índice abaixo desse valor são consideradas baratas, no que diz respeito à taxa.
App IPTU 2024
Como deixar o IPTU 2024 mais barato?
A princípio, o valor do IPTU depende principalmente do preço do imóvel e da alíquota da prefeitura. No entanto, existem algumas maneiras de diminuir o quanto você paga no imposto.
A principal opção é o desconto da cota única. Pagando o IPTU à vista, as prefeituras geralmente dão descontos no valor total da conta, que vão de 3% até 15%, em certos casos.
Algumas propriedades e proprietários também têm direito a descontos especiais, isenções e até imunidade tributária. Então é bom ficar de olho nas regras da sua cidade.
Como conferir o IPTU na sua cidade?
As prefeituras emitem o IPTU nos primeiros meses do ano, assim, os contribuintes têm tempo suficiente para acessar a conta e fazer os pagamentos.
Caso você tenha perdido o seu carnê ou simplesmente precise emitir uma 2° via, basta acessar o portal da prefeitura da sua cidade.
Confira como:
- Acesse o portal da prefeitura (exemplo);
Uma vez emitido, você pode pagar os carnês em qualquer banco com convênio com a prefeitura. Também é possível pagar via internet banking e alguns municípios até aceitam opções como cartões e Pix.