IPVA Criciúma 2024: Consultar Valor, Datas e 2ª Via do Boleto

Proprietários de veículos no município devem se atentar às regras do IPVA Criciúma 2024. Neste ano, será necessário seguir as regras do governo estadual, responsável pelo imposto. Mas você já conferiu as datas e regras para pagar a taxa!

Homem em um carro sorrindo para câmera
Imagem de Aleksandarlittlewolf no Freepik

IPVA Criciúma 2024

Não importa em qual lugar do Brasil você reside, se for um proprietário de um automóvel, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é uma taxa da qual não vai escapar.

Ele é um imposto que incide anualmente sobre automóveis registrados em municípios dos estados brasileiros, assim como no Distrito Federal.

Mas a responsabilidade de pagar a taxa é do proprietário e por isso ele deve ficar de olho nas regras para saber quanto precisa pagar.

Neste artigo você vai ver detalhes sobre as regras do IPVA Criciúma 2024 e como calcular os valores e pagar o imposto!


Qual o valor do IPVA?

Como um tributo do poder estadual, as regras do IPVA são definidas pelo estado. Mas a boa notícia é que elas são basicamente as mesmas em qualquer lugar.

Para calcular o valor da taxa, basta multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota definida pelo governo estadual, que geralmente fica entre 1% e 4%.

Pessoa com carrinho de brinquedo e caderno nas mãos enquanto faz contas do IPVA no celular
Imagem de Wirestock no Freepik

Dito isso, você encontra o valor venal do automóvel na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) conforme o modelo, ano e versão. Porém, a alíquota geralmente está disponível no site do Detran do estado, Secretaria de Estado da Fazenda (SEF – SC), etc.

No caso de Santa Catarina, a alíquota é de 2% para utilitários e 1% para veículos de duas ou três rodas. Por exemplo, tendo em vista um utilitário de R$100 mil no estado, o cálculo seria o seguinte:

100.000 * 2%

No fim, a pessoa precisaria pagar o IPVA Criciúma 2024 no valor de R$2.000,00!

http://Pessoa%20fazendo%20conta%20em%20calculadora
economia

IPTU 2024 vai ficar mais barato?

Estas cidades prometeram
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Quando começa a ser cobrado o IPVA 2024?

Para saber as datas para pagar o IPVA, o contribuinte precisa acessar o site do Detran do estado e procurar pelo calendário de pagamento.

Em Santa Catarina, as pessoas podem pagar o imposto em até 3 vezes, seguindo o cronograma que tem como base o dígito final da placa do veículo.

Calendário IPVA Criciúma 2024
Imagem: Reprodução / Secretaria de Estado da Fazenda – SC

É possível conferir as datas limites para pagamento do IPVA e do licenciamento dos automóveis do estado na imagem acima, também disponível nesta página.

Por exemplo, as placas com final 1 devem pagar a primeira cota até o dia 10 de janeiro e a última no dia 10 de março. Entretanto, se optar pela cota única terá que realizar o pagamento até o último dia do mês.


Isenção

Além disso, a principal forma de pagar menos no IPVA Criciúma 2024 é através da isenção, concedida em casos específicos. Confira abaixo quais:

  • Veículo de pessoa com Deficiência (PcD);
  • Táxi destinado ao transporte público de passageiros;
  • Veículo do corpo de bombeiros;
  • Veículos de instituições religiosas, voltadas à educação ou à assistência social.

Mas também é possível ver todos os casos que garantem isenção para um veículo acessando a SEF – SC!


Como consultar a 2° via do IPVA 2024 Criciúma?

Por último, se você quiser fazer a consulta da 2° via do IPVA 2024 Criciúma, terá que acessar o site do Detran – SC. Uma vez lá, será necessário seguir estes passos:

  1. Uma vez no site do Detran de Santa Catarina, pesquise por “IPVA”;
Consulta IPVA Criciúma 2024
Imagem: Reprodução / Santa Catarina
  • Escolha a modalidade de pagamento;
  • Siga as instruções para finalizar.

Você precisará informar dados do veículo, como placa e número do RENAVAM. Uma vez dentro, será possível ver diversos detalhes importantes.

Por exemplo, para acessar a dívida, basta navegar pelas abas “Listagem de Débitos” ou “Listagem IPVA Notificados / Dívida Ativa”.

Dependendo da opção escolhida, você poderá pagar utilizando boleto ou cartão de crédito — no cartão, as parcelas podem ir até 12 vezes, ultrapassando o limite normal do IPVA.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jaizon Carlos
Formado em Letras, apaixonado por tecnologia e comunicação. Há mais de 3 anos atuando na criação de conteúdo relacionados ao seu dinheiro.