IPTU Caxias do Sul 2024: Consultar Prazo, Valor e Boleto

A prefeitura do município já liberou todas as informações sobre o IPTU Caxias do Sul 2024. Para este ano, os contribuintes terão a chance de ter um grande desconto no valor do boleto, mas para isso você tem que aprender a fazer a consulta online!

Símbolo Caxias do Sul
Imagem: Reprodução / Prefeitura de Caxias do Sul

IPTU Caxias do Sul 2024

Com a chegada de 2024, a Prefeitura de Caxias do Sul não perdeu tempo e já anunciou como vai funcionar o imposto no município.

Como você já deve saber, o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é obrigatório para proprietários de imóveis nas áreas urbanas de todo o país. Dito isso, pessoas que não quitarem a dívida nas datas corretas terão que arcar com juros e multas.

Além disso, ficar devendo o IPTU por muito tempo pode fazer com que a prefeitura inscreva seu nome em órgãos de inadimplência.

Neste artigo, você vai aprender tudo sobre o IPTU Caxias do Sul 2024, desde as datas para pagamento até informações sobre como emitir a 2° via!


Cronograma de pagamento

A prefeitura municipal não perdeu tempo e já anunciou as principais datas para os contribuintes que terão que pagar o IPTU.

E segundo o cronograma da cidade, as pessoas que optarem pela cota única poderão quitar o imposto até o dia 8 de fevereiro. Porém, existem diferentes condições de pagamento, dependendo da data.

Mulher bonita fixando calendário na parede
Imagem de Rawpixel.com no Freepik

Por exemplo, quem paga em cota única até o dia 4 de janeiro tem direito a alguns benefícios, enquanto quem faz o pagamento à vista entre 5 de janeiro e 8 de fevereiro tem direito a outros.

Também é possível parcelar a dívida em até 4 vezes. Mas nesse caso, a primeira parcela fica para o dia 10 de abril, como a prefeitura informou neste artigo!

 IPTU 2024 vai ficar mais barato? Estas cidades prometeram!


Descontos e formas de pagamento do IPTU Caxias do Sul 2024

Mas como sempre, quem paga o IPTU Caxias do Sul 2024 têm direito a um desconto, caso escolham a cota única. Porém, o desconto é variável, dependendo do dia no qual você pagou a taxa.

Se você quitar o IPTU até o dia 4 de janeiro, a prefeitura garante um desconto de até 12% do valor total. Por outro lado, pagando entre os dias 5 de janeiro e 8 de fevereiro poderá receber um desconto de até 10%.

Mulher comemorando desconto no IPTU Caxias do Sul 2024
Imagem de Cookie_studio no Freepik

Além disso, é importante mencionar que o desconto máximo, de acordo com a data, só é válido para aqueles que estavam com todas as contas do IPTU em dia até 30 de novembro de 2023.

Isenção

Mas se você acha que os descontos não são tão bons assim, ainda é possível ficar isento do IPTU.

Nesta modalidade, você não precisa pagar nenhum centavo do imposto, mas é preciso se encaixar em pelo menos um dos requisitos abaixo:

  • Aposentado ou pensionista;
  • Ter um único imóvel e morar nele;
  • Renda de até 3 salários mínimos;
  • Não Ter IPTU pendentes;
  • Terreno com até 500m² e até 250m² de área construída;
  • Valor venal máximo do imóvel de R$511.440,00 em 2023.

O valor venal é o preço médio que a prefeitura estabelece para uma propriedade considerando coisas como a região e o tamanho da área construída. Confira mais informações sobre a isenção neste link!

➜ Esses são os motivos do seu IPTU aumentar!


Consultar boleto do IPTU Caxias do Sul 2024 passo a passo

Contrário do que muita gente esperava, não haverá emissão física do IPTU Caxias do Sul 2024 pelos Correios. Além disso, o desconto da cota única só será válido para aqueles que fizerem a emissão do boleto digitalmente.

Confira agora como emitir e pagar o boleto:

  1. Acesse o site da Prefeitura de Caxias do Sul;

    Emissão IPTU Caxias do Sul 2024
    Imagem: Reprodução / Prefeitura de Caxias do Sul
  2. Clique em “IPTU”;
  3. Escolha uma das opções para emitir o boleto.

Você pode fazer a emissão com o acesso do portal gov.br, certificado digital ou inscrição com CPF/CNPJ. Também é possível consultar e emitir o boleto pelo App Cidadão Online.

Mas uma vez emitido, é possível fazer o pagamento em qualquer um dos bancos conveniados com o município. Sendo eles:

  • Banco do Brasil;
  • Banco Bradesco;
  • Banco Cooperativo Sicredi;
  • Banco Itaú;
  • Banco Santander;
  • Banco Cooperativo Sicoob;
  • Banrisul e estabelecimentos Conveniados;
  • Caixa Econômica Federal e Agências Lotéricas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jaizon Carlos
Formado em Letras, apaixonado por tecnologia e comunicação. Há mais de 3 anos atuando na criação de conteúdo relacionados ao seu dinheiro.