IPTU Foz do Iguaçu 2024: Consultar, Valor e 2ª Via

E já está chegando a hora de pagar o IPTU Foz do Iguaçu 2024. Esta é uma das obrigações fiscais anuais dos contribuintes da cidade. Neste artigo você vai aprender tudo sobre o imposto e conferir os valores e datas de pagamento para este ano!

Cidade de Foz do Iguaçu vista de cima
Imagem: reprodução / Prefeitura de Foz do Iguaçu

IPTU Foz do Iguaçu 2024

Se você possui um imóvel na cidade, com toda certeza já ouviu falar do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Todos os anos, as cidades brasileiras cobram uma taxa aos donos de propriedades tendo o próprio valor do imóvel como base.

Mas o IPTU é obrigatório, servindo de arrecadação para o município, e uma das mais importantes. O dinheiro do imposto se converte em verba para manter as atividades da prefeitura.

E para você não se atrapalhar na hora de pagar a taxa, estamos trazendo aqui informações úteis sobre o IPTU Foz do Iguaçu 2024.

Confira os valores, regras e datas de pagamento do IPTU e aprenda também a emitir a 2° via do seu boleto!

http://Inquilino%20é%20obrigado%20a%20pagar%20IPTU
seu dinheiro

Esses são os motivos do seu IPTU aumentar!

Descobrir!
Você permanecerá no site atual

Cronograma de pagamento

Todos os anos, a prefeitura da cidade gera o imposto no primeiro dia de janeiro. Mas a preparação para o lançamento do IPTU Foz do Iguaçu 2024 começou, na verdade, desde agosto de 2023.

calendário
Imagem: Freepik

Dessa forma, os contribuintes geralmente recebem as contas em fevereiro, tendo até março para pagar.

Mas também é nessa ocasião que a prefeitura intima os contribuintes para conhecer as formas de pagamento e data do vencimento do imposto. Eles podem escolher entre cota única ou parcelamento em até 10 vezes.

A data de vencimento das parcelas será até o dia 30 de cada mês e para emitir o boleto, na opção de cota única ou parcelado, a pessoa deve digitar o número da inscrição imobiliária neste link!


Descontos e formas de pagamento do IPTU Foz do Iguaçu 2024

Antes de mais nada, precisamos entender que o valor do IPTU é diferente para cada imóvel.

A prefeitura calcula ele com base no valor venal da propriedade — valor médio de mercado, estabelecido pelo próprio governo. Sobre ele, ela aplica uma alíquota geral de 1%.

Mas se você achou caro, a prefeitura ainda dá um desconto de 10% para aqueles que pagarem em cota única até a data estabelecida.

Pessoa usando calculadora para calcular o IPTU Foz do Iguaçu 2024
Imagem de Pressfoto no Freepik

Além disso, o município, que é um dos mais importantes do sul do país, tem um mecanismo chamado “bonificação progressiva” que acumula descontos de 2,5% para cada pagamento em cota única.

A bonificação tem um limite de 15% de desconto sobre o imposto, mas pode acumular com os 10% da cota única.

Isenção

O município também concede a isenção total do IPTU Foz do Iguaçu 2024 quando o proprietário do imóvel é uma pessoa com 60 anos, portador de deficiência ou seu responsável.

Mas para isso é necessário que esse seja o seu único imóvel, que sua renda familiar não ultrapasse 3 salários mínimos e que ele possua cadastro no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Você pode conferir todas as informações acima no site da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu!


Como tirar a guia do IPTU 2024?

As consultas do boleto do IPTU Foz do Iguaçu 2024 e emissão da 2° via acontecem no portal da prefeitura. Para isso, basta seguir estes passos:

  1. Basta acessar esse link;
Consulta IPTU Foz do Iguaçu 2024 no site da prefeitura
Imagem: reprodução / Prefeitura de Foz do Iguaçu
  •  Digitar o número da sua inscrição imobiliária;
  • Clicar em “Avançar >>”.

Depois disso você já deve ver o boleto, faltando apenas imprimi-lo. Caso ocorra algum erro ou você esteja com dúvidas, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal da Fazenda.

Os meios de contato são o telefone (45)3521-1628, os WhatsApp (45) 99997-4321, (45) 99997-4740 e (45) 98402-3239 e o e-mail [email protected]. Em último caso você pode ir presencialmente até o endereço Avenida Juscelino Kubitschek, 337, Centro!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Rubens Filho
Rubens é redator especialista no universo de tributos, sendo advogado, virou criador de conteúdo em 2015 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de IPTU de todo o Brasil. Desse modo, com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal IPTU 2024, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.